Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012



















 O que será de nosso futuro?

                                                  Com o advento da lei 12.004/09 a gestante passou a ter o direito de pleitear alimentos gravitícios, ou seja, mesmo antes do nascimento do filho, a lei já lhe garante o direito à pensão, para que possa manter-se durante a gestação, já que mesmo antes do nascimento a mãe passa a ter despesas extraordinárias.
                                                Deverá para isso, ingressar com uma ação de alimentos em face do pai, devendo fazer prova do relacionamento.
                                                O que vemos com bastante freqüência, são pais que reconhecem a paternidade dos filhos, contribuem geralmente com uma quantia irrisória, e muitas vezes pagam pensões a filhos de várias mães diferentes, vemos pais, que na maioria das vezes acreditam que criar um filho seja apenas contribuir com aquela quantia estipulada ou acordada em juízo e pronto, mais e a criança? E seus sentimentos?
                                               Muitos pais acham que pagando a pensão estarão se eximindo da participação na vida dos filhos, estarão fazendo sua parte, mais não sabem que o maior mal, que é irreparável é o abandono afetivo, moral, sendo caracterizado como mau trato, uma criança criada sem a participação ativa dos pais indubitavelmente terá problemas psicológicos, emocionais ou de relacionamentos.
                                               Algumas ações movidas por filhos contra seus pais já tem surgindo pleiteando indenização por danos morais por abandono afetivo e moral, ainda não tendo dado resultados positivos, pelo entendimento que amor não tem preço, o que realmente não tem, o dinheiro de uma indenização não vai suprir a ausência de uma vida toda.
                                               O preço quem paga é a sociedade, dificilmente uma criança mal criada será um cidadão de bem.
                                               É preciso conscientizar a sociedade, filho não é mercadoria, não é produto, pensão não é carnê, que depois de 18 anos termina de pagar e acabou; os filhos são o futuro, criança criada com amor e carinho dará bons frutos e teremos enfim uma sociedade saudável, sem preconceitos, sem machismos, uma sociedade mais respeitosa, com mais limites.
                                               A solução não está com a justiça ou nas mãos da policia, a solução está nos lares de cada um, no inicio da formação da personalidade do individuo.
                                               É de uma sociedade saudável o que necessitamos com urgência!

Aparecida Maria da Silva
www.amsaa.adv.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário